quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Dicas de cultivo microbiológico


Os resultados dos exames laboratoriais são consequência da qualidade da amostra recebida.

O setor de microbiologia deve receber material colhido que represente processo infeccioso a ser investigado, devendo ser eleito o melhor sítio da lesão.

A contaminação com a microbiota natural, método de coleta e o transporte inadequados são causas de falhas no isolamento do agente etiológico primário, que podem levar o clínico veterinário a medidas terapêuticas equivocadas.
       
       Portanto, procedimentos adequados de coleta devem ser adotados para evitar o isolamento de um “falso” agente etiológico, resultando numa orientação terapêutica inadequada.
·          A coleta de ser realizada antes da antibioticoterapia, sempre que possível, ou com no mínimo 7 dias sem medicação;
·          Observar as recomendações de coleta para cada tipo de material clínico encaminhado;
·         Coletar do local onde o microrganismo suspeito tenha maior probabilidade de ser isolado;
·         Considerar o estágio da doença na escolha do material. Patógenos entéricos, causadores de diarréia, estão presentes em maior quantidade e são mais facilmente isolados durante a fase aguda ou diarréica do processo infeccioso intestinal. No caso de hemoculturas é indicada a coleta antes do pico febril quando há grande quantidade de agentes infecciosos circulantes e maior provabilidade de isolamento.
·         Quantidade suficiente de material deve ser coletado para permitir uma completa análise microbiológica. Caso a quantidade seja pequena, priorizar os exames maios importantes.
·         O pedido do exame deve conter, além da identificação do paciente, a amostra encaminhada, diagnóstico presuntivo e indicação do uso de antibióticos. Estes dados são imprescindíveis para melhor direcionamento do cultivo bacteriano.


Nenhum comentário:

HEMATOLOGIA DO PORCO

Hemograma de porco doméstico A criação de pets não convencionais vem crescendo com o passar dos anos. Conforme o tempo vai passa...