sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

HEMATOLOGIA DO PORCO


Hemograma de porco doméstico

A criação de pets não convencionais vem crescendo com o passar dos anos. Conforme o tempo vai passando acabam sendo enviados ao laboratório amostras das mais  diferentes espécies. Há algumas semanas chegou a amostra de um porquinho doméstico, não um mini pig,um porcão de verdade. Adoooooro quando chega uma amostra diferentona. 

As amostras devem ser acondicionadas em tubos com Edta e enviadas em até 12 horas após a coleta para melhor avaliação morfológica dos leucócitos. 

Nos porcos domésticos assim como nos miniporcos veremos muitas alterações morfológicas em comum, o que contribui para a interpretação do exame em ambas as espécies. 

As hemácias  são em geral espiculadas, ou seja com projeções pontiagudas em sua superfície, não caracterizando alteração patológica uma vez que é observada em indivíduos saudáveis. A observação do rouleaux também é considerada comum. O halo de palidez central não é visível. A anisocitose eritrocitária pode ser vista em animais adultos e é mais evidente em animais jovens, nos quais além da anisocitose pode ser vista policromasia, Corpúsculos de Howell Jolly e maior número de metarrubrícitos. 

Os neutrófilos contém grânulos levemente róseos e com núcleo irregularmente dividido, sinceramente não achei muito simpáticos. Os eosinófilos possuem grânulos alaranjados de formato oval com núcleo pouco segmentado, lembrando os neutrófilos em bastão. 

Pequeno número de grandes linfócitos com granulações azurófilas podem ser vistas no esfregaço sanguíneo. Os monócitos possuem núcleo chanfrado com citoplasma abundante que algumas vezes pode se apresentar vacuolizado e com granulações visíveis. As plaquetas são semelhantes às de outras espécies, frequentemente encontradas em agregados de diferentes tamanhos. 

A resposta neutrofílica à doença inflamatória é algo interessante nos porcos pois demonstram uma relação neutrófilos:linfócitos (N:L) baixa o que faz com que não seja tão evidente ou seja apenas observada a inversão da proporção N:L. Os suínos podem apresentar leucocitose induzida pelo stress do manuseio resultando em leucocitose transitória com neutrofilia e linfocitose, então atenção ao manuseio no momento da coleta.


Figura 2- Morfologia eritrocitária, leucocitária e das plaquetas do porco doméstico. 1- Hemácias espiculadas.2- Eritroblasto circulante. 3 - Agregado Plaquetário. 4- Eosinófilo. 5- Neutrófilo. 6. Monócito. 7. Linfócito reacional em divisão. 8 Eosinófilo e neutrófilo. 9- Monócitos. 

Nenhum comentário:

HEMATOLOGIA DO PORCO

Hemograma de porco doméstico A criação de pets não convencionais vem crescendo com o passar dos anos. Conforme o tempo vai passa...